História da Cidade

por Danniel Grazinoli publicado 12/09/2018 13h12, última modificação 12/09/2018 13h12
Breve relato da história de nossa cidade.

O distrito de paz de Santana do Deserto foi criado pela Lei provincial número 876, de 4 de junho de 1858, que reza no seu artigo 1º: “Eleva a distrito de paz a Capela de Santana do Deserto, freguesia de Simão Pereira”. Fazia parte nessa época, da comarca de Barbacena. A freguesia de Santana do Deserto foi criada pela Lei número 3720, de 13 de agosto de 1889. Antes da criação do distrito de paz, as terras que compõe hoje o município pertenciam à cidade de Barbacena. Em 1850 com a emancipação de Juiz de fora passam a integrar esse município. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Santana do Deserto figura no município de Juiz de Fora. Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Santana do Deserto foi transferido do município de Juiz de Fora para o novo município de Matias Barbosa.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santana do Deserto, pela lei nº 1039, de 12-12-1953, desmembrado de Matias Barbosa. Sede no antigo distrito de Santana do Deserto. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954. Em divisão territorial datada de 1-7-1960. Hoje o município é constituído do distrito sede, e de mais cindo distritos que são: Ericeira, Bairro das Flores, Serraria, Silveira Lobo e Sossego.

Os primórdios da povoação, ao que parece, datam de 1852, tendo na pessoa de Cândido Ferreira da Fonseca o seu fundador que, para isso, desmembrou de sua fazenda, denominada Santana, a faixa de terra necessária à construção da igreja que tem como padroeira Santa Ana. Tendo sido inaugurada em 1853. A Baronesa de Juiz de Fora, Camila Francisca Ferreira de Assis, também fez doação à Igreja, de cinco alqueires de terras para o seu patrimônio e do prédio para escola pública. E por sugestão da Baronesa, junta-se o nome das duas fazendas donatárias para dar nome a localidade como Santana do Deserto.

Segundo colocação retirada da coleção Álbum de Juiz de Fora “o arraial está colocado em um vale por onde corre o ribeirão denominado Cágado Pequeno e a sua altitude é de 300m, mais ou menos. O clima é temperado e muito saudável.”

De povo tranquilo, acolhedor e hospitaleiro Santana do Deserto é um pequeno município incrustado num vale, nas franjas da mata Atlântica e na Zona da Mata, na raiz da Serra da Mantiqueira. Está também colocada entre os municípios do complexo do Vale do Paraíba. Suas cachoeiras magníficas são testemunhas daquilo que chamamos o pulsante coração de Minas.

O aspecto geral de seu território é montanhoso, com paisagens belíssimas e lindas cachoeiras. Sua área é de 182,655 km². Sua economia é de base agropecuária, no seu início plantava-se muito café, feijão, milho e cana de açúcar, produtos que eram escoados pela ferrovia, até a década de 70 do século XX. A pecuária é mais forte nas últimas décadas com o advento da criação do gado Holandês para a produção de leite e dos gados Nelore e Brahman para o corte. Há também cavalos em algumas propriedades, sobretudo a Mangalarga Marchador. Também oferece serviços em seu tímido comércio e a indústria é representada pelas fábricas: Patê Bunel e Fábrica de Vassouras Santana.

Os que nascem em santana do Deserto tem como gentílico Santanense.